VERGONHA: Em Parnaíba, consumidores denunciam que pagam taxa em talão mesmo sem a iluminação pública - PORTAL DO ÁGUIA

NOTÍCIAS TEMPO REAL


Post Top Ad


22 maio 2018

VERGONHA: Em Parnaíba, consumidores denunciam que pagam taxa em talão mesmo sem a iluminação pública

Moradores da Rua José Gomes de Araújo, Bairro Conselheiro Alberto Silva denunciaram que está sendo cobrada no talão da Eletrobras, a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública – COSIP. O valor é somado junto com a despesa gasta com energia elétrica. Os populares disseram ainda que, a Prefeitura de Parnaíba colocou os postes, mas sem lâmpadas. A partir disso, a cobrança foi feita pela distribuidora de energia.
Por isso, não seria certo pagar a taxa de iluminação pública. Um dos moradores se diz revoltado, pois segundo ele, sustenta a sua família através do cultivo de roça e não tem dinheiro sobrando para pagar por aquilo que não consome.
“Isso aqui é um roubo! A gente fica é com raiva, pois não temos trabalho e precisamos pagar por uma coisa que a gente não tem aqui. Nosso dinheiro dá mal pra comer, aí ficam cobrando iluminação da rua sem ter nada”, disse uma das moradoras que também recebeu o talão com acréscimo.
A iluminação pública é assunto da Prefeitura, que tem o dever de iluminar as ruas, praças, e outros bens públicos. O poder público municipal também deve fazer a manutenção, a renovação e a expansão do sistema.
Os municípios têm uma verba específica para não deixar ninguém no escuro. Todo mês na conta de luz vem a cobrança da contribuição de iluminação pública, que o morador tem que pagar. O dinheiro está entrado no cofre e a gestão pública precisa cumprir com suas obrigações. A falta de iluminação expõe os moradores à violência e aumenta as ocorrências policiais.
A Secretaria de Infraestrutura como também, de Serviços Urbanos tem recebido criticas da população pela falta de manutenção nas luminárias, buracos, lixo, matagal e esgoto a céu aberto nos bairros da cidade.

Por Tacyane Machado

PORTAL DO ÁGUIA

Pages